A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, nesta quinta-feira (5), um curso prático sobre o novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), com foco no módulo Pretendentes. A formação, ministrada por José Hamilton Ramos, secretário-executivo da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, reuniu servidores da capital e região metropolitana.
Nesta sexta-feira (6), a capacitação para a segunda turma, composta por servidores do interior, na Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca.
De acordo com José Hamilton, a familiarização com o SNA é fundamental para agilizar processos relacionados a crianças e adolescentes, como guarda, destituição do poder familiar e adoção. O curso esclarece dúvidas e torna a prestação jurisdicional mais segura e eficaz, especialmente para servidores que não utilizam o sistema com frequência, afirmou.
Hamilton destacou que, apesar de simples, o sistema abrange diversas funcionalidades, o que pode dificultar o uso em varas com competências acumuladas. O treinamento atualiza os servidores, abordando as mudanças recentes, como o módulo dos pretendentes, explicou.
Maria Adriana Alves, servidora da 1ª Vara de Marechal Deodoro, ressaltou a importância das novidades no módulo. Os novos quesitos vão fortalecer o processo de adoção, exigindo informações detalhadas que tornarão o procedimento mais eficiente e seguro, destacou.
Filipe Norberto Ascom/Esmal