Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 08/11/2024 - 06:11:57 -
Diálogo sobre letramento racial marca ação de Justiça Itinerante no Trapiche da Barra
Evento permitiu que a população solicitasse documentos e recebesse outros atendimentos cíveis nesta sexta-feira (8)

Crianças fizeram perguntas e aprenderam sobre racismo. Crianças fizeram perguntas e aprenderam sobre racismo. Kenny Lucas - Ascom/Esmal

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, nesta sexta-feira (8), uma ação de cidadania e inclusão no bairro Trapiche da Barra, na Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida. Em parceria com o programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o evento ofereceu atendimentos jurídicos gratuitos à população e uma palestra de letramento racial para crianças de 10 a 12 anos, em alusão ao Mês da Consciência Negra.

A palestra, conduzida pelo juiz Vinícius Araújo, abordou o racismo com uma linguagem acessível ao público infantil. “Apresentamos às crianças a noção do que é racismo e como ele se manifesta em suas realidades, com exemplos práticos e adequados ao contexto delas”, afirmou o magistrado.

As crianças Júlia e Isaac com o magistrado Vinícius Araújo, após a palestra. Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)

Os alunos participaram ativamente. Júlia Wilielly, do quarto ano, comentou: “O juiz Vinícius nos ensinou sobre o racismo e o que devemos fazer em casos de racismo. Gostei muito da forma como ele falou com a gente.” Isaac Rogério, também do quarto ano, disse que aprendeu sobre o crime de racismo. “O tio Vinícius explicou que, se fôssemos adultos, poderíamos ser presos por racismo. Como crianças, iríamos para o Conselho Tutelar”, disse o estudante, de 10 anos.

Justiça Itinerante leva serviços essenciais ao Trapiche da Barra

Além da palestra, a Justiça Itinerante ofereceu serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, reconhecimento de paternidade e resolução de conflitos, ampliando o acesso da comunidade a direitos essenciais.

Maria Lúcia, moradora do bairro, aproveitou para emitir o primeiro RG de sua neta, de seis anos. “Muita gente aqui tem outras prioridades e acaba não tirando a documentação. Um evento como esse ajuda muito”, afirmou.

PCJE e Justiça Itinerante ofereceram serviços gratuitos para a população. Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)

A Justiça Itinerante visa atender comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para a juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, o objetivo é garantir à população o acesso aos direitos de cidadania. “Muitas pessoas não possuem RG ou certidão de nascimento. Algumas até perdem o prazo para registrar o óbito de familiares. Queremos facilitar o acesso dessas pessoas a documentos essenciais”, concluiu.

Kenny Lucas - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.