Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Memória - 21/10/2024 - 11:10:20 -
TJAL abre Semana do Livro com exposição sobre sustentabilidade e etnias
Alvarás régios, réplicas e objetos indígenas são algumas das peças que podem ser conferidas; exposição segue até sexta (25), no hall do Tribunal

Magistrados conferem exposição que segue até sexta (25) no TJAL. Magistrados conferem exposição que segue até sexta (25) no TJAL.

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) abriu a Semana do Livro e da Biblioteca com a exposição "Sustentabilidade, etnias e alvarás: o branco, o negro e o indígena". As peças históricas podem ser conferidas no hall de entrada do TJAL, até sexta-feira (25).

A exposição é uma iniciativa do Centro de Cultura e Memória (CCM), em parceria com a Biblioteca Geral do Poder Judiciário. Entre as peças expostas estão documentos antigos, a réplica de uma nau utilizada no século XVI e uma bala de canhão encontrada na região de Penedo e utilizada por embarcações europeias.  

"Temos alvarás régios, alguns de 300 anos, e objetos indígenas representando o silvícola, que fazia uso dos elementos naturais para sobreviver", explicou o juiz Claudemiro Avelino, curador do CCM.

O presidente em exercício do TJAL, desembargador Orlando Rocha Filho, afirmou que a exposição proporciona reflexão sobre a nossa história. "Contribui para refletirmos sobre o papel de cada etnia na formação do Estado brasileiro". 

A diretora da Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal), desembargadora Elisabeth Carvalho, reforçou a importância de discutir a ancestralidade. "Traz à tona a nossa história como povo brasileiro".

A diretora da Biblioteca do TJAL, Mirian Alves, afirmou que o tema se relaciona com o conceito de biblioteca ao discutir a preservação da memória. "A gente trata da ancestralidade, que é fazer esse resgate por meio da memória, por meio do conhecimento acumulado, da sabedoria dos povos ancestrais, para que a gente possa responder as questões do nosso tempo e construir um futuro mais sustentável e mais equilibrado".


Diretora da Esmal, Elisabeth Carvalho, destacou a importância de discutir a questão da ancestralidade. Foto: Maikel Marques

Semana do Livro

A Semana do Livro terá outras ações. Na quarta (23), a partir das 9h, no Café Literário da Esmal, estudantes atendidos pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) assistirão à palestra "Ancestralidade e Sustentabilidade: uma conversa sobre o pensamento de Ailton Krenak", que será mediada pelo professor Fábio Monteiro de Moraes.

Na sexta (25), haverá a Feira de Troca de Livros na sede do TJAL, na Esmal e no Fórum da capital. A proposta é que os participantes tragam um livro que já tenha sido lido por eles e troquem por uma nova leitura. 

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL  DS
imprensa@tjal.jus.br 



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.