A Escola Superior da Magistratura (Esmal) convida os servidores do Poder Judiciário para participarem de um curso de aperfeiçoamento com o tema "Justiça Restaurativa - Capacitação de Facilitadores Uma nova lente para a cultura da paz". As matrículas estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de junho, pelo site http://ead.tjal.jus.br/ .
Com uma carga horária de 40 horas, a formação já foi iniciada na segunda-feira (3), com aulas on-line. No entanto, ainda é possível fazer a inscrição e acompanhar o curso.
As aulas acontecem pela manhã e pela tarde, das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30. A docente responsável por conduzir as exposições é a magistrada Carolina Sampaio Valões, professora de Justiça Restaurativa, Penal, Processo Penal e Legislação Penal Especial.
O curso contará também com a participação de Ylana Carolina Marquez Jobim, Assistente e Facilitadora da Justiça Restaurativa em Alagoas, que ministrará um módulo sobre práticas restaurativas.
O aperfeiçoamento consistirá na apresentação da Justiça Restaurativa aos servidores, tanto no ponto de vista teórico quanto prático, de forma a conscientizar os envolvidos sobre fatores sociais e relacionais motivadores de violência e para o empoderamento das partes, com a utilização de técnicas de comunicação não-violenta.
A avaliação dos cursistas se dará por meio da assiduidade, com frequência mínima de 75% e por uma análise de caso prático.
Para mais detalhes, acesse o Edital disponível nesse link.
Filipe Norberto Ascom/ Esmal
imprensa@tjal.jus.br