A juíza Carolina Valões, titular do 1º Juizado Especial Cível (JEC) da Comarca de Arapiraca, promoveu, nesta quarta-feira (25), um treinamento de reciclagem voltado para os conciliadores que atuam na unidade judiciária. A medida visou garantir o cumprimento da Lei 9.099, que dispõe sobre os Juizados Especiais e dar mais celeridade à tramitação processual.
De acordo com a magistrada, foi abordada a importância da função dos conciliadores e onde eles se encaixam no fluxo de pessoas do Juizado Especial. Também foram repassadas técnicas de conciliação e mediação, além de dadas orientações de otimização do fluxo processual.
O objetivo foi de, primeiro, dar uma dose boa de motivação. Segundo, foi para dar ciência de alguns problemas que existem, dar soluções e destacar que a partir daqui passaremos a observar melhor a lei que justifica a existência dos Juizados Especiais, explicou a magistrada.
Carolina Valões é conciliadora, mediadora e facilitadora de conflitos, com formação e capacitação na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).