Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Memória - 27/04/2022 - 06:04:07 -
Alunos do curso de Mecânica do IFAL visitam Plenário e Centro de Cultura e Memória do TJAL
Estudantes puderam conhecer a estrutura do prédio e a história do Poder Judiciário alagoano

Estudantes durante a visita no Pleno do TJAL. Foto: Adeildo Lobo Estudantes durante a visita no Pleno do TJAL. Foto: Adeildo Lobo

Na tarde dessa quarta-feira (27), 21 alunos do 3º ano do ensino médio do curso de Mecânica do Instituto Federal Alagoas (IFAL) visitaram o Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e o Centro de Cultura e Memória (CCM). Os estudantes conheceram a estrutura do prédio e o acervo que conta a história do Poder Judiciário alagoano. 

A secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, conduziu os alunos pelo Plenário do TJAL. “Para que eles pudessem entender como a Justiça alagoana chegou no atual estágio, eu conversei com eles no Plenário, apresentando a estrutura modernizada, para que a partir daí eles tomassem conhecimento do processo de construção da Justiça”, explicou. 

Para a estudante Luana Lacerda, 19 anos, a experiência foi enriquecedora. “Eu gostei muito porque a gente pôde conhecer a estrutura e ter acesso a toda a história do nosso estado. Fiquei admirada em conhecer figuras que lutaram pela história de Alagoas. Além de tudo, o museu é bastante acolhedor”, contou. 

Alunos também conheceram o Centro de Cultura e Memória do TJAL. Foto: Adeildo Lobo

O professor de filosofia, Fábio Soares, supervisionou os estudantes durante a visita e destacou a oportunidade que os alunos tiveram de ter uma dimensão mais ampla do que é ensinado em sala de aula. “Eu acho significativo para a formação cidadã dos alunos, de poderem conhecer a história e o processo de transformação do estado, da formação e consolidação do Poder Judiciário. Aqui eles tiveram várias dinâmicas de sensibilização, com imagens e vídeos interativos, que dentro da sala de aula a gente não consegue alcançar”, disse.  

O CCM funciona no prédio histórico do Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, no Centro. O local está aberto de segunda a sexta, das 8h às 13h. Visitas à tarde podem ser realizadas mediante agendamento pelo e-mail ccmtjal@gmail.com.


Alunos do IFAL na fachada do CCM. Foto: Adeildo Lobo


João Teixeira – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br




Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.