Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 06/10/2020 - 03:10:17
Esmal debate como violência contra a mulher afeta famílias
Live do 'PCJE On-line' para estudantes da rede pública teve como entrevistada a juíza Carolina Valões

Live aconteceu nesta segunda (5), numa parceria entre Seduc e Esmal. Live aconteceu nesta segunda (5), numa parceria entre Seduc e Esmal.

Violência doméstica contra a mulher foi o tema da live desta segunda-feira (5), no Instagram do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e da Secretaria de Educação do Estado. Durante a transmissão promovida pelo projeto PCJE On-line, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), a magistrada Carolina Valões, da Coordenadoria da Mulher, apresentou a sua experiência. 

Entrevistada pela repórter Lídia Lemos, da TV Tribunal, a magistrada explicou que a violência contra a mulher não afeta somente a própria vítima, como também seus filhos. "Segundo estudos, na maior parte dos casos, é com sete anos de violência que a mulher percebe que aquela situação irá se perpetuar e que ela precisa tomar uma atitude, porque é a partir dali que a violência doméstica deixa de cortar somente na carne da mulher e passa a atingir seus filhos", explicou a juíza.

"É também a partir dessa idade - sete anos- que as crianças se dão conta de que aquela situação não é normal. Elas começam a se comparar com outros colegas na escola e a ter acesso a informação. Quando se comportam dessa forma, os filhos saem em defesa das suas mães e a violência que eles recebiam indiretamente, passam a receber diretamente. As crianças passam a ser ameaçadas e agredidas”, afirmou Carolina. “As crianças inseridas nesse meio acabam tendo sua vida adulta afetada. Já ouvi jovens dizerem que não queriam se casar no futuro, porque a ideia de relacionamento que possuem é aquela que eles vivenciaram em casa", complementou.

Ainda, Carolina explicou sobre os tipos de violência doméstica, ressaltando que um relacionamento abusivo não fica evidente apenas com agressões físicas, mas também com agressões psicológicas e que as mulheres devem ficar atentas a isso. Para denunciar ou se informar sobre as medidas protetivas, a mulher pode ligar para o número 180, que serve como um meio de articulação e informação nessas ocasiões. Para os casos em que a violência doméstica está acontecendo ou está na iminência de acontecer, o contato deve ser feito com a Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL), pelo telefone 190.

O projeto PCJE On-line é uma iniciativa Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que busca adaptar suas atividades para o formato virtual, oferecendo para os estudantes o debate de temas relevantes para a sociedade. Este mês, as artes para divulgação das lives do PCJE On-line farão alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama. As próximas transmissões ao vivo acontecem nos dias 13 e 20 de outubro, com os temas 'Educação e Cidadania' e 'Representação do negro nos meios de comunicação', respectivamente.

Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.