Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Geral - 09/04/2019 - 06:04:13 -
Esmal promove seminário sobre depoimento especial de crianças
Tema foi debatido com juízes, servidores, promotores e conselheiros tutelares pela professora Lilian Miltnitsky Stein, Ph.D. em Psicologia Cognitiva pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos

Seminário ocorreu na manhã desta terça (9), no auditório da Escola da Magistratura (Esmal). Seminário ocorreu na manhã desta terça (9), no auditório da Escola da Magistratura (Esmal).

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promoveu, nesta terça-feira (9), o seminário ‘Técnicas científicas para entrevista investigativa com crianças e adolescentes no contexto do depoimento especial’. O assunto foi debatido com juízes, servidores, promotores e conselheiros tutelares pela professora Lilian Miltnitsky Stein, Ph.D. em Psicologia Cognitiva pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

De acordo com a professora, a declaração de crianças em casos de abuso sexual pode ser a prova mais importante, portanto, a forma como se dirigem perguntas a elas é fundamental. “Hoje a gente sabe, a partir de estudos que existem há mais de 30 anos, que a forma, o jeito que nós perguntamos às crianças, tem um impacto muito grande na resposta delas”, afirmou.

O juiz Alberto de Almeida, da 1ª Vara de Arapiraca, participou do evento e destacou a importância da capacitação para profissionais que lidam diariamente com crianças nessas situações. “No caso do abuso, geralmente é a criança ou o adolescente, contra o abusador, e a função de decidir é muito difícil, pois temos que escutar ambos os lados, por isso a capacitação é muito importante”.

A professora retornará no segundo semestre com seminários específicos para psicólogos e assistentes sociais, pessoas que trabalham diretamente com o depoimento das crianças. De acordo com a coordenadora de cursos da Esmal, juíza Luciana Raposo, o tema estava sendo muito requisitado pelos magistrados e servidores. “O curso vai agregar muito em toda a comunidade que trabalha com infância e juventude, e também nas Varas Criminais, que precisam ouvir crianças e adolescentes que tenham passado por situações difíceis”.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - LF
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.