Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 04/04/2019 - 09:04:03 -
Juiz Eric Baracho ministra palestra sobre bullying para 300 estudantes
Atividade foi promovida pelo PCJE, na tarde desta quinta-feira (4), na sede da Esmal

Magistrado conversou com os alunos, na tarde desta quinta (4), na Esmal. Magistrado conversou com os alunos, na tarde desta quinta (4), na Esmal.

Cerca de 300 estudantes de escolas da rede pública de Maceió assistiram, na tarde desta quinta-feira (4), à palestra com o tema “Novas relações no espaço escolar: vendo o bullying com outro olhar”, ministrada pelo juiz Eric Baracho, no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

A atividade, promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), contou com a participação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio das escolas estaduais Theonilo Gama e Edmilson Pontes, e das escolas municipais João Sampaio e Silvestre Péricles.

De acordo com o magistrado Eric Baracho, o Poder Legislativo, ao identificar a recorrência desse problema em várias instituições de ensino por todo o Brasil, sancionou a Lei nº 13.663, que altera o artigo 12 da Lei nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, e promoção da cultura de paz.

“Essa lei exige uma articulação maior de políticas públicas, especialmente voltadas a informar e esclarecer os jovens porque existe um problema de comunicação entre o adolescente, os pais e os professores. E a atividade de hoje promove esse debate tão importante, conscientiza os jovens e mostra que eles devem procurar ajuda”, disse o juiz.

“Eu vejo o bullying como uma ação muito deplorável. Tem gente que pratica isso pelo simples fato do outro não ser igual, por ter características diferentes, e esquece que isso não faz de ninguém melhor ou pior. Conversar sobre isso é muito importante porque as pessoas precisam entender como o bullying pode afetar negativamente a vida e o psicológico de alguém”, afirmou a jovem Camile Vitória Cunha, de 15 anos. 

Ciente dos problemas causados pelo bullying, o professor de Língua Portuguesa e Literatura Adalbero Nunes, da Escola Estadual Theonilo Gama, tenta combater a prática na instituição conversando com os alunos e promovendo o diálogo através da produção de textos sobre o tema.

“Infelizmente o bullying é algo rotineiro na escola. Essa prática interfere muito na forma como os alunos socializam e, por vezes, acaba até inibindo a vontade de estudar e interagir com os colegas de classe. Por isso, como professor, tento conversar com os alunos para entender o que está acontecendo”, explicou.


Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.