Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 22/03/2019 - 02:03:35 -
Empoderamento feminino é tema de palestra para jovens do Jacintinho
Esmal levou juíza Luana Cavalcante para conversar sobre o tema com mais de 120 adolescentes de escola pública

Mais de 120 jovens participaram da atividade do Cidadania e Justiça na Escola. Mais de 120 jovens participaram da atividade do Cidadania e Justiça na Escola.

Nesta terça-feira (19), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), esteve na Escola Estadual Theonilo Gama para conversar com mais de 120 estudantes sobre o empoderamento, a contribuição e o papel da mulher no mundo atual. Essa foi uma das ações planejadas pela Escola Superior da Magistratura (Esmal) para o mês de março, período em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. 

Dessa vez, foi a juíza Luana Cavalcante que atendeu ao chamado do PCJE para dialogar com os estudantes do 1º ano do ensino médio da escola, que fica localizada no bairro Jacintinho. A palestrante voluntária alertou os jovens para as desigualdades de gênero, os comportamentos machistas do cotidiano e a necessidade de as mulheres serem empáticas umas com as outras.  

“Eu acredito que esses jovens estão tendo contato com esse tema, sobre o feminismo, muito mais cedo do que a minha geração teve, por exemplo. E se a gente deseja ter mudanças nesse panorama de desigualdade de gênero, é levando essa mensagem para os jovens que a gente vai conseguir”, observou a magistrada.

As amigas Dara Yasmin da Silva e Yara Bella, de 15 anos, ouviram a palestra da juíza com atenção e aprenderam algumas lições sobre empoderamento. “Não conhecia o feminismo e hoje tive a certeza de que nós, mulheres, podemos fazer qualquer coisa que os homens fazem”, disse Dara.


Adolescentes aprenderam que feminismo prega a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Foto: Carolina Amâncio 

Os adolescentes também participaram da atividade. Felipe Ferreira Alves, também de 15 anos, ficou espantado com a informação de que a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. “É importante conscientizar os alunos que estão crescendo. Somos adolescentes virando homens e não temos que cometer esses mesmos erros”, afirmou o rapaz. 

A mensagem de empoderamento feminino chegou até mesmo aos funcionários da escola, como Francisca Cardeal dos Santos, auxiliar de serviços gerais. Ela, que já atua intermediando conflitos familiares e situações de violência contra a mulher na sua comunidade, disse que a presença de uma juíza para conversar com os adolescente fortalece as ideias que ela, os professores e coordenadores da escola tentam passar diariamente para os jovens. 

“Ao fim da palestra, já ouvi nos corredores os meninos comentando que em briga de marido e mulher a gente tem que meter a colher sim. Isso, aos poucos, vai mudando o comportamento geral, que é de fechar os ouvidos para não precisar fazer nada a respeito. A gente não pode deixar o machismo predominar nas nossas relações”, resumiu. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.