Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 13/03/2019 - 03:03:23 -
Esmal e Nupemec formam profissionais em conciliação e mediação judicial
Presidente Tutmés Airan e diretor Fábio Bittencourt acompanharam andamento do curso nesta terça-feira (12)

Cerca de 30 servidores do CJUS, além de parceiros de fora do TJAL, participam do curso. Cerca de 30 servidores do CJUS, além de parceiros de fora do TJAL, participam do curso.

Desde segunda-feira (11), cerca de 30 servidores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS) participam das aulas teóricas do curso de capacitação, formação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores. A qualificação, que é promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), é guiada pelas diretrizes previstas na Resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O programa do curso é pautado pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem, e tem como objetivo ampliar o leque de ferramentas para lidar com situações de impasse, compreender sua dinâmica e conduzir as partes a uma solução que atenda aos interesses de pacificação social através da autocomposição. 

Para a juíza Juliana Batistela, uma das professoras convidadas para ministrar o curso, o constante aperfeiçoamento dos conciliadores e mediadores judiciais é essencial para o sucesso dos casos. “A capacitação precisa ser interdisciplinar e constante para que eles sejam capazes de solucionar conflitos, aplicar as técnicas certas e alcançar resultados positivos”, explicou.

De acordo com o desembargador Fábio Bittencourt, diretor-geral da Esmal, capacitar profissionais para contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) é uma tarefa que vem sendo desempenhada com empenho pela Esmal. “Quando modernizamos os conhecimentos da nossa equipe de técnicos, analistas e magistrados, quem ganha é a sociedade”, destacou durante visita à turma em formação nesta terça-feira (12). 

Na ocasião, o presidente do TJAL, Tutmés Airan de Albuquerque, também prestigiou a atividade. Para ele, o trabalho do Nupemec e da Esmal, em parceria, para formar conciliadores e mediadores judiciais é essencial para a trajetória de atualização do Judiciário. “Não há outro caminho mais saudável para a Justiça e para a sociedade do que investir em métodos consensuais para solução de conflitos”, pontuou o desembargador. 

Etapa prática

Com um cronograma de aulas teóricas que segue até o dia 15 de março, a capacitação conta ainda com a participação dos juízes André Gêda, Cláudio José Gomes Lopes e Bruno Acioli Araújo, e das mediadoras Rita de Cássia Régis, Marizângela Melo e Moacyra Rocha.

A segunda etapa da qualificação será prática e deve acontecer entre os dias 18 de março e 30 de novembro de 2019. Nesse período, os participantes devem cumprir 60 horas de estágio supervisionado. Os cursistas irão atender casos reais de acordo com a pauta de audiências de conciliação e mediação do CJUS, aplicando o aprendizado teórico obtido durante esta semana.  Essa etapa é imprescindível para a obtenção do certificado de conclusão do curso, o que habilita o mediador ou conciliador formado pela Esmal a atuar no Poder Judiciário.

José Miranda Júnior, juiz coordenador do Nupemec, aponta que esse tipo de qualificação ajuda a disseminar a cultura da conciliação e da mediação entre pessoas das mais diversas áreas do Tribunal e de fora dele. “Teremos pelo menos mais três cursos na área durante a nossa gestão e buscamos capacitar o pessoal do Tribunal que trabalha com isso e os parceiros do Tribunal porque a gente tem vários Cejusc em lugares que são administrados por terceiros, como a Base Comunitária da Polícia Militar, a Comunidade Espírita Nosso Lar, o Sicred, o Procon”, afirmou.

Carolina Amâncio e Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.