Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 19/02/2019 - 04:02:26 -
Servidores e magistrados participam de curso para atuar na Justiça Restaurativa
Capacitação, que segue até quarta-feira (20), é realizada por meio de parceria entre Esmal, Nupemec e Unit

Curso incentiva participantes a aplicar, de forma crítica e eficiente, os princípios da Justiça Restaurativa.  Curso incentiva participantes a aplicar, de forma crítica e eficiente, os princípios da Justiça Restaurativa.

Servidores e magistrados do Poder Judiciário, bem como outros profissionais interessados em atuar como facilitadores em Justiça Restaurativa no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), participam, desde segunda-feira (18), na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal), de curso sobre o tema.  A capacitação, promovida através de parceria entre Esmal, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e  Centro Universitário Tiradentes (Unit), tem como objetivo incentivar os participantes a aplicar, de forma crítica, reflexiva e eficiente os princípios da Justiça Restaurativa e os ditames estabelecidos pela Resolução 225 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O modelo de Justiça Restaurativa foi implantado no TJ de Alagoas em março de 2018, no 4º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital. Utilizando a dinâmica dos ‘Círculos da Paz’, dois facilitadores, focados nas necessidades da vítima, buscam a resolução do conflito para além da aplicação da pena, o que contempla apenas a resolução processual. 

“Dessa forma, a vítima passa a ser tratada como protagonista. Suas necessidades médicas, nutricionais, psicológicas, de trabalho, de renda, são ouvidas e encaminhadas para uma rede de apoio que acredita na Justiça Restaurativa e age com empatia em atendimentos bastante individualizados. Após todo esse trabalho, conseguimos empoderar a vítima, promover a responsabilização do agressor pelo ato praticado e mostrar a ambos que há caminhos para que eles sigam em paz, juntos ou separados”, relatou a magistrada Carolina Sampaio Valões da Rocha, uma das professoras da capacitação. 

Edjane Padilha, assistente social do TJAL, é uma das participantes da qualificação, que segue até quarta-feira (20), com aulas sobre conceito e fundamentos teóricos da Justiça Restaurativa, comunicação não violenta, escuta empática, e outros assuntos. Para ela, esse caminho, apesar de relativamente novo, consegue tratar os conflitos sociais de forma mais humanizada 

“Temos que olhar tanto para a vítima quanto para o infrator sabendo que estamos tratando com outros seres humanos, que lidam com fatores condicionantes referentes às suas trajetórias de vida. A Justiça Restaurativa é uma forma de dar um encaminhamento menos violento a situações que já são graves por elas mesmas”, disse a servidora. 

Além da magistrada Carolina Valões, a capacitação está sendo conduzida pelos professores Marizângela Melo, doutoranda em Direito pela Universidade do Minho, em Portugal; Rita de Cássia Leite Azevedo Régis, supervisora do Núcleo de Prática Jurídica da Unit; Ana Karine Silva Almeida, advogada, mediadora, conciliadora, consteladora e facilitadora em Justiça Restaurativa; Marcello Melo Vasconcelos, psicólogo atuante no Programa de Justiça restaurativa no 4º Juizado da Violência Doméstica contra a Mulher; Charlene Souza da Silva, assistente social do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Maceió; Anelise Janine Aboin Lobão, psicóloga do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Maceió; e  de Anne Nayara Silva de Almeida, psicóloga jurídica e perita em Psicológica Criminal. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.