Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 23/07/2018 - 06:07:07 -
Juízes do TJ/AL participam de curso sobre improbidade administrativa
Ministrada pelo magistrado Phillippe Alcântara, capacitação focou na análise de casos concretos e na busca pela uniformização de entendimentos

Phillippe Alcântara é mestrando em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Coimbra. Phillippe Alcântara é mestrando em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Coimbra.

Nos dias 19 e 20 de julho, o juiz Phillippe Melo Alcântara Falcão ministrou o curso “Improbidade administrativa”, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A capacitação, voltada para magistrados, teve o objetivo de discutir a natureza jurídica dos atos de improbidade administrativa, o regime jurídico do Direito Administrativo Sancionador e os princípios aplicáveis à espécie. 

Durante a qualificação, Phillippe, que é mestrando em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Coimbra, colocou em debate os tipos de improbidade previstos em lei e ajudou o grupo a analisar casos concretos trazidos por ele e pelos colegas magistrados, de modo a verificar de que modo os tribunais superiores e o próprio Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL)  têm aplicado a lei 8429/92. 

“Apesar de já ter sido editada há mais de 25 anos, a lei que dispõe sobre as sanções aplicáveis a agentes públicos e particulares em razão da prática de atos de improbidade administrativa ainda suscita muitas dúvidas e necessita de uniformização de entendimento. Isso acontece, em grande parte, em razão do caráter aberto da linguagem utilizada para qualificar os atos ímprobos”, explicou Phillippe. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.