Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Geral - 14/10/2016 - 08:10:47
Esmal realiza reciclagem em conciliação e mediação e entrega certificados para novos profissionais
Curso teve início nesta quinta-feira (13); mais de 130 novos conciliadores formados pela Esmal receberam certificados

Luciana Raposo falou sobre o compromisso dos conciliadores para a efetividade do Poder Judiciário. Foto: Itawi Albuquerque Luciana Raposo falou sobre o compromisso dos conciliadores para a efetividade do Poder Judiciário. Foto: Itawi Albuquerque

    Nesta quinta-feira (13) ocorreu a aula inaugural do curso de reciclagem em conciliação e mediação oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). No início da noite os quase 80 cursistas fizeram uma pausa nas suas atividades de sala de aula para acompanhar a entrega de certificados para mais de 130 pessoas que concluíram com êxito os dois últimos cursos de formação de conciliadores judiciais promovidos pela Escola.  

    Manuella Gomes, que atua como conciliadora judicial no Fórum de União dos Palmares, a 80 quilômetros da capital, participou das duas atividades: como cursista e como formanda. Ela trabalha há cerca de quatro anos na comarca. Começou como estagiária, concluiu o curso de formação em conciliação e mediação na Esmal no mês de maio de 2016 e aproveitou a primeira oportunidade para se atualizar sobre o assunto, participando do curso de reciclagem. 



Manuella concluiu a  capacitação em conciliação no mês de maio de 2016 e não perdeu tempo na busca pela reciclagem. Foto Itawi Albuquerque 

    “Como conciliadores, resumidamente, temos o papel de diminuir a quantidade de litígios que chegam ao Poder Judiciário, tentando solucionar conflitos de forma extrajudicial. O curso que finalizei em maio foi bastante completo e útil para as minhas atividades, e nesta reciclagem estamos revendo alguns conceitos e tirando as dúvidas que surgem no cotidiano”, explicou Manuella.

    A magistrada Luciana Josué Raposo Lima Dias, que também é a coordenadora de cursos para servidores da Esmal, é uma das facilitadoras do curso de reciclagem em capacitação e mediação. Ela dividiu as aulas do primeiro dia de curso com a docente Moacyra Verônica Rocha. Nesta sexta-feira (14), segundo e último dia da formação de 16 horas-aula, os conteúdos serão abordados pela juíza Luciana Raposo e por Lavínia Cavalcanti Lima Cunha. 

    Alguns dos tópicos abordados no curso são o conceito de conciliação judicial e extrajudicial, as etapas e técnicas do processo de conciliação, o papel do conciliador no Novo Código de Processo Civil, a Teoria dos Jogos e a Nova Lei da Mediação – Lei nº 13.140/2015. 

    Para Luciana Raposo a grande procura pelo curso de reciclagem e também pelas capacitações na área de mediação e conciliação judicial reflete o compromisso dos profissionais do Poder Judiciário de Alagoas com a sociedade. “A busca pela resolução de conflitos de forma mais ágil e pacífica é um de nossos objetivos e é através da capacitação de nossos servidores que iremos atingi-lo”, ressaltou.  A magistrada também lembrou a importância de os servidores, magistrados, conciliadores e estagiários, que são as pessoas que mais conhecem as demandas do Judiciário, contribuírem com o planejamento das ações da Esmal sugerindo cursos e capacitações. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.